| O     Instituto C&A, se somando às proposições da Associação Casa Azul .     organizadora da Festa Literária Internacional de Paraty -, à Fundação     Nacional do Livro Infantil e Juvenil, ao Instituto Ecofuturo e ao Centro de     Cultura Luiz Freire, manifesta sua intenção de concorrer para fazer do País     uma sociedade leitora. Reconhecendo o êxito já conferido, nacional e     internacionalmente à FLIP, o projeto busca estender às comunidades,     atividades mobilizadoras que promovam o exercício da leitura literária. Reconhecemos     como princípio o direito de todos de participarem da produção também     literária. No mundo atual, considera-se a alfabetização como um bem e um     direito. Isto se deve ao fato de que com a industrialização as profissões     exigem que o trabalhador saiba ler. No passado, os ofícios e ocupações eram     transmitidos de pai para filho, sem interferência da escola. Alfabetizar-se, saber ler e escrever tornaram-se hoje     condições  imprescindíveis à     profissionalização e ao emprego. A escola é um espaço necessário para     instrumentalizar o sujeito e facilitar seu ingresso no trabalho. Mas pelo     avanço das ciências humanas compreende-se como inerente aos homens e     mulheres a necessidade de manifestar e dar corpo às suas capacidades     inventivas. Por     outro lado, existe um uso não tão pragmático de escrita e leitura. Numa     época em que a oralidade perdeu, em parte, sua força, já não nos postamos     diante de narrativas que falavam através da ficção de conteúdos     sapienciais, éticos, imaginativos. É no     mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para     pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que,     liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo     possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade     intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa     incompletude. É o que     a literatura oferece e abre a todo aquele que deseja entregar-se à     fantasia. Democratiza-se assim o poder de criar, imaginar, recriar, romper     o limite do provável. Sua fundação reflexiva possibilita ao leitor     dobrar-se sobre si mesmo e estabelecer uma prosa entre o real e o     idealizado. |  | A     leitura literária é um direito de todos e que ainda não está escrito. O     sujeito anseia por conhecimentos e possui a necessidade de estender suas     intuições criadoras aos espaços em que convive. Compreendendo a literatura     como capaz de abrir um diálogo subjetivo entre o leitor e a obra, entre o     vivido e o sonhado, entre o conhecido e o ainda por conhecer; considerando     que este diálogo das diferenças . inerente à literatura . nos confirma como     redes de relações; reconhecendo que a maleabilidade do pensamento concorre     para a construção de novos desafios para a sociedade; afirmando que a literatura,     pela sua configuração, acolhe a todos e concorre para o exercício de um     pensamento crítico, ágil e inventivo; compreendendo que a metáfora     literária abriga as experiências do leitor e não ignora suas     singularidades, que as instituições em pauta confirmam como essencial para     o País a concretização de tal projeto. Outorgando     a si mesmo o privilégio de idealizar outro cotidiano em liberdade, e movido     pela intimidade maior de sua fantasia, um conhecimento mais amplo e diverso     do mundo ganha corpo, e se instala no desejo dos homens e mulheres     promovendo os indivíduos a sujeitos e responsáveis pela sua própria     humanidade. De consumidores passa-se a investidores na artesania do mundo.     Por ser assim, persegue-se uma sociedade em que a qualidade da existência humana     é buscada como um bem inalienável. Liberdade,     espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância.     Tais substâncias são também pertinentes à construção literária. Daí, a     literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos mais jovens acesso ao     texto literário é garantir a presença de tais elementos . que inauguram a     vida . como essenciais para o seu crescimento. Nesse sentido é     indispensável a presença da literatura em todos os espaços por onde circula     a infância. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central     serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora. O apoio de todos     que assim compreendem a função literária, a proposição é indispensável. Se     é um projeto literário é também uma ação política por sonhar um País mais     digno. |  |  | 
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